Aderir online

808 507 500
Ligue para aderir, nos dias úteis, das 9h às 21h

Segurança

1. Aquisição de aparelhos

Deve adquirir aparelhos devidamente comprovados e com respectivo selo de certificação. Certifique-se que as instruções estão em português, que o produto possui uma garantia de serviço e assistência técnica em Portugal. Avalie sempre a eficiência energética do produto – um produto mais eficiente pode ser mais caro, mas representa uma poupança significativa em cada fatura.

Fique a conhecer os aparelhos Comfort Solutions, da Galp Comfort.

Saiba mais

2. Instalação de aparelhos

No caso da instalação de aparelhos a gás, deve certificar-se que a mesma é realizada por entidades credenciadas. Lembre-se que é proibido por lei instalar estes equipamentos nos quartos e casas de banho. Quanto aos aparelhos eléctricos, leia cuidadosamente as instruções antes de os instalar.

Para garantir a correta instalação dos seus equipamentos, contrate os serviços ComfortSolutions, da Galp Comfort.

Saiba mais

3. Ligar e desligar aparelhos

Aparelhos a Gás

Deve acender primeiro o fósforo ou accionar o acendedor e, de seguida, abrir o gás. Caso o aparelho não fique ligado, feche a válvula do queimador (botão do aparelho) e repita a operação. Certifique-se que as torneiras de água quente estão bem fechadas, sempre que acender o esquentador ou a caldeira. Consulte sempre as informações do seu aparelho.

Aparelhos Elétricos

Para desligar um aparelho da tomada, puxe pela ficha e não pelo cabo eléctrico.

Ao utilizar uma extensão, ligue-a primeiro ao aparelho e só depois à tomada. Para desligar, proceda inversamente.

Após a utilização, e sempre que se ausentar, verifique se os aparelhos se encontram correctamente desligados.

4. Ausências prolongadas

Certifique-se que as válvulas (torneiras) da instalação de gás e de segurança se encontram bem fechadas antes de se ausentar por períodos longos.

5. Cuidados especiais a ter com eletricidade

Ligações especiais

Na altura da instalação, certos aparelhos necessitam de ser ligados à terra. Caso a ficha seja própria para esse fim, ligue-a sempre a uma tomada de ligação à terra. Em aparelhos sensíveis, como por exemplo computadores, instale dispositivos de protecção contra sobretensões, minimizando o risco de danificação.

Água e eletricidade

É importante ter sempre em mente que onde há água não pode haver electricidade. Desta forma, deverão ser tomados cuidados especiais, como por exemplo, ter especial atenção na utilização de aparelhos eléctricos na casa-de-banho, mantendo-os sempre a uma distância considerável de sítios com água (p.e. banheira, lavatório). Na casa de banho, apenas deverão ser utilizados aparelhos eléctricos portáteis com duplo isolamento (classe II).

Os aparelhos de aquecimento e chuveiros eléctricos devem ter uma ligação fixa. Não podem ser ligados através de uma ficha e tomada.

Os aparelhos de aquecimento devem ser controlados através de um interruptor no exterior da casa de banho ou por um interruptor com um cordão.

6. Cuidados com equipamentos elétricos

Aparelhos a gás

  1. Ligações múltiplas

    Evite a sobreposição de fichas de tomada tripla para a mesma tomada - as tomadas da instalação elétrica não estão preparadas para uma sobrecarga tão grande da corrente eléctrica.

    Se pretende ligar vários aparelhos, utilize tomadas múltiplas ou uma extensão que tenha o no de tomadas que pretende ligar.

    Mantenha as extensões sempre desenroladas, no caso de ter ligados aparelhos de elevada potência, como por exemplo aquecedores.

  2. Tomadas danificadas

    Nunca introduza objectos metálicos nas tomadas.

    Todas as tomadas que se encontrem deterioradas e interruptores defeituosos devem ser imediatamente substituídos, uma vez que colocam em causa a segurança das pessoas e da instalação.

  3. Manutenção dos cabos

    Caso verifique que os cabos estão danificados, proceda imediatamente à sua substituição.

    Transporte os aparelhos pela base, nunca pelo cabo.

    Evite deixar os cabos em sítios ocultos, como por exemplo debaixo de alcatifas, uma vez que dificulta a detecção e reparação de eventuais avarias.

Limpeza de eletrodomésticos

Antes de limpar aparelhos tais como frigoríficos, ferros eléctricos, misturadoras, varinhas, etc. desligue-os da tomada. Nunca os lave directamente com água. Os acessórios (lâminas, varetas, etc.) deverão ser lavados separadamente.

7. Cuidados com crianças

Se tem crianças em casa, instale tomadas com alvéolos protegidos ou aplique protectores próprios.

Sempre que se afastar das crianças desligue os aparelhos que produzem calor, tais como o ferro de engomar ou placas eléctricas.

Opte por brinquedos eléctricos seguros, que normalmente estão equipados com um transformador que reduz a tensão para níveis inofensivos.

8. Cuidados no exterior

Antes de utilizar um aparelho eléctrico no exterior, certifique-se de que o solo não está molhado e que o aparelho possui duplo isolamento (classe II) ou ficha de ligação à terra.

Certifique-se de que quando utilizar ou manusear um objecto metálico de grandes dimensões (cana de pesca, varas, escadas) não toca nas linhas eléctricas aéreas.

Não fixe cordas da roupa nem vedações a postes eléctricos.

Se trovejar, não se abrigue debaixo de árvores nem junto de cursos de água. Se encontrar um poste caído, contacte imediatamente o Operador de Rede de Distribuição (EDP Distribuição – 800 506 506).