Aderir online

808 507 500
Ligue para aderir, nos dias úteis, das 9h às 21h

Segurança

Gás

Pode dar-se o caso de interrupção do fornecimento de gás natural, à habitação ou ao prédio. As principais razões que estão na sua origem prendem-se com:

  • Casos fortuitos ou de força maior - decorrem de situações exteriores e imprevisíveis ao comercializador e ao próprio operador de rede;

  • Razões de segurança – interrupções em que é necessário manobras, trabalhos de ligação, reparação ou conservação da rede;

  • Facto imputável ao cliente – por exemplo, não pagamento de facturas, incumprimento das disposições legais relativas às instalações de gás no que respeita à segurança de bens e pessoas, etc.

Rearmar o redutor

No caso de estar sem gás, e não perceber qual a razão que possa estar na origem desta situação, esta pode muito provavelmente dever-se ao bloqueio do seu redutor de gás, localizado junto ao contador. Nesse sentido, antes de mais nada deverá procurar rearmar o seu redutor. Saiba como rearmar o seu redutor em www.galpenergia.com. Caso depois de rearmado continue sem gás em casa, repita a operação. Caso a situação persista, contacte a linha de emergência do seu Operador de Rede de Distribuição.

Fugas de gás

Se sentir cheiro a gás no interior do prédio ou da habitação, proceda conforme indicado na secção Situações de emergência.

Serviços Galp Comfort

Com os serviços Comfort Home e Comfort Care tem assistência técnica qualificada à sua disposição sempre que necessitar.

Saiba mais

Eletricidade

Por vezes, existem falhas de energia eléctrica com que o Cliente não conta. Na sua origem poderão estar 3 situações:

  1. Avaria da própria instalação elétrica por avaria de algum aparelho ou outra razão de sobrecarga;
  2. Sobrecarga provocada por um número excessivo de aparelhos ligados em simultâneo superior à potência instalada- observação disparo do disjuntor;
  3. Avaria ou deficiência técnica na rede de fornecimento. (Nota: verificar se o bairro também não tem fornecimento).

Como proceder em casa de falha passo-a-passo

Existem casos em que as faltas de energia podem ser facilmente ultrapassados pelo Cliente. Sugerimos que siga os seguintes passos:

  1. Verifique o quadro geral

    Se reparar que os seus vizinhos têm luz, verifique se o disjuntor geral ou algum dos disjuntores do quadro de sua casa se encontra desligado.

    Se estiverem desligados, volte a ligá-los. Depois de ligar todos os disjuntores, o que acontece?

    1. Continua sem energia elétrica — passe para o passo 2
    2. Os disjintores volta a disparar — passe para o passo 3
  2. Todos os disjuntores estão ligados, mas não há energia.

    Contacte o seu Operador de Rede de Distribuição e comunique a situação.

  3. O disjuntor voltou a disparar

    Esta é uma situação típica de sobrecarga, devido ao funcionamento simultâneo de demasiados equipamentos. No entanto, poderá existir uma avaria num dos aparelhos ou na própria instalação.

  4. Avaria ou sobrecarga num circuito elétrico

    Desligue todos os disjuntores do quadro. Primeiro, ligue o disjuntor geral. Depois, ligue os disjuntores do quadro, um a um. Se, ao ligar algum disjuntor, este voltar a disparar ou até mesmo a disparar o disjuntor geral, significa que é esse o circuito eléctrico que está em sobrecarga ou que está na origem da avaria.

  5. Avaria do circuito elétrico

    Desligue todos os aparelhos ligados ao circuito eléctrico correspondente ao disjuntor que dispara. Volte a ligar esse disjuntor, assim como o disjuntor geral. Se estes, ou este, voltarem a disparar, trata-se de uma avaria do seu circuito eléctrico. Deixe o disjuntor que disparou desligado, ligue de novo o disjuntor geral e providencie a reparação do circuito eléctrico.

    Por razões de segurança, em caso de falta de energia, desligue todos os aparelhos que estejam ligados, uma vez que o fornecimento de energia pode ser retomado a qualquer momento, podendo provocar avarias nesse momento.

  6. Avaria num aparelho específico

    Ligue os aparelhos, um de cada vez, que se encontram no circuito cujo disjuntor disparou. Se, ao ligar cada um dos aparelhos de forma sequencial, o disjuntor disparar, significa que é esse o aparelho que origina a avaria ou a sobrecarga do circuito eléctrico.

    Mantenha todos os aparelhos desligados, volte a ligar o disjuntor parcial e o disjuntor geral. Ligue somente o aparelho que origina a avaria.

    Se o disjuntor disparar novamente – o aparelho está avariado e deve providenciar a sua reparação.

    Se os disjuntor não dispararem – em principio, trata-se de uma sobrecarga eléctrica, significando que não o poderá ter ligado em simultâneo com os restantes aparelhos do mesmo circuito.