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Ligue para aderir, nos dias úteis, das 9h às 21h

Perguntas Frequentes

Planos Galp On

O que são os planos Galp On?

Os planos Galp On são as propostas comerciais disponibilizadas pela Galp Energia no mercado livre de energia, tanto ao nível da eletricidade como de gás natural.

Porquê mudar para a Galp On?

Descontos diretos na fatura
Os descontos Galp On são imediatos e creditados diretamente na sua fatura.

Total liberdade de escolha
Pode escolher o plano Galp On que melhor se adapta à sua vida.
Os planos Galp On têm a solução para quem só quer contratar o fornecimento de 1 energia (gás natural ou eletricidade na tarifa simples ou bi-horária) ou para quem quer juntar 2 energias numa única fatura e ganhar descontos. Ao aderir a um dos serviços Galp Comfort (assistência casa Comfort Home ou assistência gás Comfort Care) consegue ainda maiores descontos na sua fatura de energia.

É fácil mudar e simples aderir
A Galp Energia trata da mudança do seu contrato atual de gás natural e/ou eletricidade sem qualquer interrupção no fornecimento de energia. Para aderir basta ligar 808 507 500, dirigir-se a uma loja Galp Energia ou fazer a adesão online.

Os descontos são garantidos para sempre?

Os descontos são garantidos durante o período de vigência do contrato.

Como são calculados os descontos?

Os descontos são calculados sobre o termo de potência na eletricidade e sobre o termo fixo no gás natural, tendo por base os preços Galp.

Quando são alterados os preços?

Os preços Galp poderão ser alterados semestralmente na eletricidade e trimestralmente no gás natural, estando ainda dependentes das alterações nas tarifas de acesso à rede definidas pela ERSE.

Como aderir a um plano Galp On?

Poderá aderir através dos seguintes meios:

  • Telefone: 808 507 500 (disponível todos os dias úteis, das 9h às 21h) — custo de chamada local;
  • Em qualquer loja Galp Energia;
  • Site Galp On: escolha o seu plano Galp On.

A Galp Energia trata da mudança do seu contrato atual de gás natural e/ou eletricidade sem qualquer interrupção no fornecimento de energia.

Que elementos ou documentos são necessários para aderir?

São necessários os seguintes documentos:

  • Nº de identificação fiscal;
  • Nº do documento de identificação civil (cartão do cidadão, BI, etc.);
  • Fatura de gás natural e/ou eletricidade, caso já tenha algum dos serviços ativos. Em alternativa deve dispor da informação do CUI, do CPE e do nº de identificação do/s contrato/s cessante/s, caso se trate de uma mudança de comercializador.
  • SWIFT e IBAN caso pretenda aderir ao débito direto.

Se a pessoa que solicita o plano Galp On não for titular do atual contrato de gás natural e/ou eletricidade necessita ainda de ter em sua posse:

  • Documento comprovativo da titularidade do imóvel (escritura de compra, contrato promessa compra e venda, contrato de arrendamento).

No caso de o local de consumo nunca ter tido um contrato ativo de eletricidade, necessita ainda de ter em sua posse:

  • Certificado da CERTIEL.

Como posso obter mais informações?

Pode solicitar mais informações através dos seguintes meios:

Ao aderir a um plano Galp On é necessário efetuar um novo contrato de gás natural e/ou eletricidade?

Sim, a adesão aos planos Galp On implica a celebração de um novo contrato em mercado livre. No entanto o novo contrato não tem custos nem implica a interrupção do fornecimento de energia.

Nota: com a publicação dos recentes diplomas legais ficou definido o processo de extinção das tarifas reguladas, pelo que os clientes que ainda se encontram no mercado regulado deverão selecionar, até ao final do período transitório, um comercializador em regime de mercado livre.

Quem pode aderir aos planos Galp On?

Eletricidade: válido para as potências contratadas entre 1,15 e 20,7 kVA na tarifa simples e para as potências contratadas entre 3,45 e 20,7 kVA na tarifa bi-horária, em Portugal continental;

Gás Natural: válido para o escalão 1 a 4 (consumos até 10.000 m3/ano).

Até quando posso aderir aos planos Galp On?

Até 31 de março de 2017.

Existe um período de fidelização associado aos planos Galp On?

Não, qualquer cliente pode mudar de comercializador em qualquer altura.

Caso opte pelo plano Comfort terá apenas de regularizar as mensalidades em falta até concluir os 12 meses da anuidade do serviço, conforme consta no contrato.

Os planos Galp On são exclusivos para Clientes residenciais?

Sim, os planos Galp On são exclusivos para clientes residenciais ou clientes com CAE unipessoal.

Passarei a receber apenas uma fatura ao contratar o fornecimento de gás natural e eletricidade?

Sim, ao aderir a esta proposta passará a receber apenas uma única fatura onde são discriminados todos os valores referentes ao consumo de gás natural e de eletricidade, assim como os descontos obtidos. Desta forma, poupa o ambiente e controla, numa única fatura, a gestão energética da sua habitação.

Estando já no mercado liberalizado, posso aderir a um plano Galp On?

Sim, poderá aderir.

Quais as modalidade de pagamento disponíveis?

Poderá realizar o pagamento das faturas através do débito direto, Multibanco, estação dos CTT ou loja Payshop.

É possível ter Conta Certa com os planos Galp On?

Sim, ao contratar um Plano Galp On poderá aderir ao serviço de pagamento Conta Certa.

É necessário assinar o contrato?

Se efetuar a sua adesão por telefone ou através do site Galp On não necessita assinar o contrato. Posteriormente à data de ativação, receberá uma carta a informar que o contrato já se encontra em vigor. A carta será acompanhada das condições gerais e particulares do seu contrato. A partir desse momento, e de acordo com a legislação em vigor, dispõe de um prazo de 14 dias para cancelar a instrução dada e anular o contrato. Não é imperativo que devolva o contrato assinado. Passados 14 dias após a data de receção das condições, e caso não manifeste vontade em anular o contrato, o fornecimento decorrerá dentro dos parâmetros normais.

Se efetuar a adesão numa loja Galp Energia, deverá proceder à assinatura do contrato.

Tenho gás canalizado na minha habitação. Posso aderir a um plano Galp On?

Os planos Galp On são válidos apenas para o abastecimento de gás natural e/ou eletricidade. A maioria das habitações já é abastecida a gás natural. No entanto, existem alguns imóveis com gás canalizado cujo fornecimento é efetuado através de gás propano (GPL). Confirme através da sua fatura se é efetivamente abastecido a gás natural. Caso não disponha de gás natural, poderá aderir a um plano de eletricidade.

Os planos Galp On estão disponíveis em todo o país?

Os planos estão disponíveis em todo o território de Portugal continental (apenas não abrangem os arquipélagos da Madeira e Açores).

É possível aderir à tarifa social e simultaneamente a um plano Galp On?

Sim, é possível acumular o benefício da tarifa social com os descontos dos planos base Galp On.

Posso solicitar a alteração do plano contratado durante o período de vigência do contrato? Em que condições?

Sim. Poderá sempre solicitar a alteração de acordo com as condições contratuais acordadas para o novo plano Galp On.

Tenho uma instalação de microprodução em casa. Posso aderir a um plano Galp On?

Sim, é possível aderir a um plano Galp On, mas apenas com o CPE de consumo.

Tenho tarifa social. Posso aderir aos planos Galp On?

Se já beneficia da tarifa social poderá também beneficiar dos descontos dos planos Galp On.

Como me junto à Galp On?

  1. Para realizar um contrato com a Galp On basta que nos ligue 808 507 500 (dias úteis das 9h. às 21h.) ou através do nosso site ou numa das nossas lojas. Os dados necessários são: nome completo, contrato de escritura ou arrendamento, bilhete de identidade ou cartão de cidadão, n.º de identificação fiscal, CUI para o gás e CPE para a eletricidade.
  2. Aquando da realização do contrato deverá fazer o agendamento das visitas técnicas de gás e/ou eletricidade. No caso do gás terá de ser garantida a inspeção à instalação que ocorre no prazo mínimo de 4 dias.
  3. Realização da visita técnica por parte do Operador de Rede.
  4. Se não for detectado qualquer defeito na instalação, o contrato fica ativo e 1 semana depois recebe a carta de boas-vindas.
  5. Passados 30 dias recebe a sua 1ª fatura, Galp On.

Qual a diferença entre a tarifa simples e a tarifa bi-horária?

Na tarifa simples o preço da eletricidade é igual em todas as horas do dia. Na tarifa bi-horária o preço da eletricidade é mais reduzido nos períodos noturnos ou ao fim de semana e mais elevado nos restantes períodos (comparativamente com a tarifa simples).

É necessário efetuar alguma intervenção para mudar para a tarifa bi-horária?

Se o contador instalado estiver já preparado para registar consumos em diferentes períodos do dia ou da semana, não será necessária qualquer intervenção. Caso contrário, será necessário proceder à substituição do contador, não implicando qualquer custo adicional para o cliente.

O que são os ciclos horários?

Os ciclos horários definem os períodos do dia em que é cobrado a tarifa mais reduzida e a tarifa mais elevada (comparativamente com a tarifa simples). Existem duas opções: um ciclo diário para quem tem um consumo de eletricidade homogéneo ao longo da semana e um ciclo semanal para quem usa a eletricidade com maior intensidade aos fins de semana.

Quais são as diferenças entre os dois ciclos?

Os dois ciclos disponíveis, diário e semanal, apresentam diferentes períodos em que poderá beneficiar de uma tarifa reduzida. Assim, tendo em consideração o seu perfil de consumo, deverá optar pelo ciclo que lhe permita maximizar o nível de poupança.

Consulte mais informações sobre os ciclos disponíveis.

O que posso fazer para maximizar a poupança?

  • Tente deslocar para as horas em que o preço da eletricidade é mais reduzido a utilização de eletrodomésticos de maior consumo energético, como as máquinas de lavar roupa e loiça ou os seus aparelhos elétricos de aquecimento;
  • Utilize sempre os sistemas de programação horária dos equipamentos elétricos para que funcionem à noite ou ao fim de semana (consoante o ciclo horário que escolher);
  • Para os equipamentos sem programação horária, adquira um programador disponível nas principais lojas de artigos elétricos e hipermercados, entre outros.
  • Consulte mais informações e dicas sobre poupança e eficiência energética.

Como são calculados os preços?

A tabela de preços de eletricidade é composta por um preço associado à Potência Contratada, que varia anualmente com base no IPC (Índice de Preços no Consumidor, sem habitação, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística) e por um preço associado à Energia, que pode variar semestralmente com base na evolução dos preços médios a que as comercializadoras adquirem a eletricidade no MIBEL (Mercado Ibérico de Energia Elétrica).

A tabela de preços de gás natural é composta por um termo fixo, que varia anualmente com base no IPC, e um por termo variável, que pode variar trimestralmente com base na evolução do Brent (cotação internacional que condiciona os preços de referência para aquisição de gás natural nos mercados internacionais) e da taxa de câmbio Euro/Dólar.

Qual a periodicidade da faturação?

A faturação é mensal, evitando o inconveniente de faturas bimestrais de elevados montantes e, como tal, mais adequada à gestão do orçamento das famílias.

O contrato de energia é realizado com que empresa?

O contrato é realizado com a Galp Power, empresa do Grupo Galp Energia para a comercialização retalhista de energia em regime de mercado livre.

Planos Comfort

O Que é o serviço Comfort Home?

É um serviço exclusivo para Clientes Galp Energia que, por apenas 3,9€/mês, coloca à sua disposição um leque de profissionais especializados para solucionar problemas que possam surgir em sua casa (canalização, eletricidade, carpintaria, estores, pintura, vidros, etc.).

Inclui:

  • Descontos até 35% em grandes marcas (Leroy Merlin, Robbialac, Bosch, Prosegur, Mob e Deleme);
  • Assistência informática gratuita;
  • Deslocação em menos de 3 horas e oferta das primeiras 2 horas de serviço em caso de urgência;
  • Deslocações e orçamentos gratuitos nas restantes situações;
  • Preços de mão de obra tabelados e conhecidos no momento da contratação;
  • Garantia de 2 anos nos serviços prestados;
  • Oferta de 2h do serviço bricolage nos 2 primeiros meses após a adesão;
  • E muito mais.

Consulte mais informações acerca do serviço Comfort Home">.

O serviço Comfort Home fica imediatamente ativo após o pedido de adesão a um dos Planos Comfort?

O serviço Comfort Home estará disponível no terceiro dia útil após a aprovação do pedido de contrato de gás natural e/ou eletricidade, por parte do GPMC.

Depois da adesão ao Comfort Home, como posso aceder aos serviços?

Receberá na sua morada de correspondência, uma carta de boas vindas que contém o contacto de assistência do serviço Comfort Home e um Cartão Cliente com o qual se poderá identificar junto das empresas parceiras para usufruir dos descontos e benefícios.

Os serviços técnicos são gratuitos?

A deslocação a sua casa e o orçamento para o serviço técnico são sempre gratuitos.

Os custos relativos à mão de obra e materiais têm preços tabelados e competitivos:

  • €40,60/hora das 8h às 20h (dias úteis);
  • €50,40/hora das 20h às 8h (dias úteis, fim de semana e feriados);
  • €44,28 por cada 2 horas (serviços de bricolage).

Em situações de emergência é garantida a deslocação de um técnico em menos de 3 horas e são oferecidas as primeiras 2 horas de mão de obra.

Quais as situações em que devo solicitar o serviço de emergência no lar?

O serviço de emergência engloba:

  • Serviços de canalização: quando exista o risco de inundações por rutura de canalizações de água na casa do Cliente.
  • Serviços em vidros: Quando, por resultado da quebra de vidros exteriores, a habitação do Cliente fique desprotegida, existindo um perigo físico ou de vir a sofrer danos relacionados com inclemências meteorológicos.
  • Serviços de serralharia: quando, em consequência de qualquer evento acidental como a perda, roubo ou extravio das chaves ou inutilização da fechadura, por tentativa de roubo ou outra causa, o Cliente seja incapaz de aceder à habitação ou dela não possa sair. O serviço consiste na abertura da porta e em nenhum caso contempla a substituição da fechadura ou a reparação da porta.
  • Serviços de eletricidade: quando, em consequência de avarias nas instalações elétricas da habitação do Cliente ocorram falhas de energia em toda a habitação ou em qualquer uma das suas dependências. O serviço consiste apenas em restabelecer a iluminação, caso isso seja tecnicamente possível.
  • Serviços de gama branca: reparação de frigoríficos e/ou congeladores, no caso de não funcionarem ou funcionarem com baixo rendimento, e/ou reparação da máquina de lavar roupa e máquina de lavar loiça. Apenas possível quando os equipamentos não estejam cobertos pela garantia do fabricante.

Quais os serviços que são gratuitos?

O Comfort Home permite o acesso a um vasto conjunto de técnicos especializados com preços competitivos, sendo oferecidos os custos de deslocação e orçamentação (e as duas primeiras horas de mão de obra, em casos de urgência). Dispõe ainda de um conjunto de serviços gratuitos:

  • Assistência médica por telefone;
  • Assistência informática por telefone;
  • Serviço de informações;
  • Pesquisa de empregadas domésticas.

Para que serve o cartão de Cliente Comfort Home?

O cartão de Cliente permite usufruir de descontos junto das marcas parceiras:

  • Robbialac (tintas) 35%;
  • Leroy Merlin (bricolage) 5%;
  • Bosch (ferramentas elétricas) 25%;
  • Prosegur (segurança) 30%;
  • Deleme (janelas) 15%;
  • Mob (cozinhas) 20%.

Qual a validade do cartão de Cliente Comfort Home?

O cartão é válido por 12 meses, renovável por igual período, caso não haja manifestação em contrário por nenhuma das partes.

O que necessito fazer para usufruir de descontos nas marcas selecionadas?

Basta que apresente o cartão Comfort Home.

Como são atribuídos os descontos nas marcas selecionadas?

A atribuição de descontos nos parceiros varia mediante o parceiro, sendo que em alguns casos o desconto é concedido diretamente no ato da compra enquanto noutros o desconto é indireto (Leroy Merlin).

Consulte mais informações acerca dos descontos Comfort Home aqui.

O que acontece se cancelar o serviço Comfort Home?

No caso de manifestar a vontade de cancelar o serviço antes do período de vigência do contrato (12 meses) terá apenas de regularizar os valores por pagar, correspondentes ao número de meses que restam para a sua anuidade, conforme consta no contrato.

O que é o serviço Comfort Care?

É um serviço exclusivo para Clientes Galp Energia que, por 5,9€/mês, garante uma abrangente cobertura para todas e quaisquer eventualidades que possam surgir com a instalação e equipamentos de gás natural.

Inclui:

  • Em caso de corte de gás, por ação da distribuidora e por anomalia de segurança, o serviço garante a deslocação de técnicos especializados num prazo máximo de 6 horas para resolução da anomalia sem qualquer custo para o Cliente (inclui deslocação, mão de obra, materiais e inspeção);
  • Nas restantes intervenções solicitadas no âmbito do gás, apenas é cobrada a mão de obra (deslocação, materiais e inspeção gratuitas) e garantida a deslocação num prazo máximo de 12h;
  • Aconselhamento telefónico especializado sobre questões relacionadas com o fornecimento de gás natural, todos os dias entre as 08h e as 19h;
  • Oferta do detetor de monóxido de carbono no valor de €45.

Porquê optar pelo serviço Comfort Care?

O serviço Comfort Care garante uma abrangente cobertura para quaisquer eventualidades que possam surgir com a instalação e equipamentos de gás natural.

De acordo com a legislação em vigor, e para sua segurança, as intervenções técnicas que envolvam o fornecimento de gás natural devem ser realizadas por técnicos especializados e credenciados. Como especialista em gás, a Galp Energia conta com um conjunto de técnicos que garantem o rigoroso cumprimento de todas as regras de segurança.

Como posso contratar o serviço Comfort Care?

Poderá contratar o serviço Comfort Care aderindo a um Plano Comfort. Assim, além de maior segurança, ganha ainda maiores descontos no gás natural e na eletricidade.

Poderá também aderir ao serviço Comfort Care através da linha 808 277 277, do email galpcomfort@galpenergia.com ou numa loja Galp Energia.

Existe período de fidelização na adesão ao serviço Comfort Care?

Não existe período de fidelização associado ao serviço Comfort Care. Caso o Cliente manifeste vontade em cancelar o serviço Comfort Care antes do período de vigência do contrato (12 meses) terá apenas de regularizar os valores por pagar, correspondentes ao número de meses que restam para a sua anuidade, conforme consta no contrato.

Existe alguma limitação na utilização do serviço Comfort Care?

As únicas condicionantes à utilização do serviço são:

  • o detetor de monóxido de carbono apenas pode ser oferecido uma vez por cliente;
  • a resposta a cortes de gás pressupõe um período de carência de 15 dias após a ativação do contrato e não inclui a execução/construção de instalações novas nem tratamentos internos (aplicação de fluido selante no interior da tubagem).

Qual o custo da mão de obra para as restantes intervenções ao abrigo do serviço Comfort Care?

Nos dias úteis, das 08h às 20h: €40,60 a 1ª hora ou fração e €20,30 por cada meia hora nos períodos seguintes.

Entre as 20h e as 08h assim como ao fim de semana e feriados: €50,40 a 1ª hora ou fração e €25,20 por cada meia hora nos períodos seguintes.

Para que serve o detetor de monóxido de carbono?

É um equipamento essencial de segurança doméstica para deteção e alerta de monóxido de carbono, um gás tóxico e sem cheiro, prejudicial à saúde e que, em níveis muito elevados, poderá ser mesmo fatal.

Mercado Livre

Qual o calendário para a extinção de tarifas reguladas?

O calendário de extinção de tarifas reguladas é o seguinte:

  • A partir 1 de julho de 2012 para os consumidores de eletricidade com potência contratada superior ou igual 10,35 kVA e para os consumidores de gás natural com consumo anual acima de 500 m³ e até 10.000 m³ (3º e 4º escalão de consumo);
  • A partir 1 de janeiro de 2013 para todos os restantes consumidores (potências contratadas de eletricidade inferiores a 10,35 kVA e consumos anuais de gás natural inferiores a 500 m³, ou seja, 1º e 2º escalão de gás natural).

O que significa a extinção das tarifas reguladas no gás natural e na eletricidade?

Em Portugal, as tarifas reguladas de venda de eletricidade e de gás natural a Clientes finais acabam no final de 2012 para todos os consumidores. Isto significa que os preços finais de venda de eletricidade e de gás natural aos consumidores finais deixam de ser fixados anualmente, pela ERSE e todos os consumidores (particulares ou empresariais), devem procurar um novo comercializador em regime de mercado livre.

O calendário definido recentemente pelo Governo fixa duas fases para a extinção das tarifas reguladas:

  • A partir de 1 de julho de 2012, acabam as tarifas reguladas para as pequenas empresas e os grandes agregados familiares.
  • A partir de 1 de janeiro de 2013, acabam as tarifas para todos os consumidores de gás natural e eletricidade, incluindo os pequenos consumidores.

Os clientes que pretendam celebrar novos contratos após estas datas já não o poderão fazer em mercado regulado, tendo nessa altura de optar pelas propostas disponíveis no mercado livre.

Existe um período transitório? Para que serve e qual a duração?

Tendo presente a dimensão das alterações ao mercado que a extinção de tarifas acarreta (6 milhões de consumidores na eletricidade e mais de 1.2 milhões no gás natural), foi consagrado um período transitório, para que a adaptação de consumidores e comercializadores possa ser gradual e sustentada.

O período transitório deve servir aos consumidores para avaliarem as ofertas de mercado existentes e aos comercializadores para alargarem a sua base de oferta de mercado.

O período transitório pode terminar antes da data prevista se mais de 90% dos consumidores do segmento tiverem mudado para o mercado livre. Nesse caso o período transitório termina 120 dias após a ERSE ter determinado que tal ocorreu.

O que são as tarifas transitórias?

Para que a adaptação dos consumidores possa ser gradual, subsiste a publicação de tarifas transitórias aprovadas pela ERSE. Estas tarifas incorporam um fator de agravamento de preços que tem como objetivo induzir a passagem dos clientes para o mercado livre. As tarifas transitórias podem ser revistas trimestralmente em função das condições do mercado.

As tarifas transitórias são exclusivamente aplicáveis pelos comercializadores de último recurso.

Na circunstância de se cessar antecipadamente o período transitório para um determinado segmento de consumidores (mais de 90% dos consumidores já em mercado livre), a tarifa transitória deixa de existir para esse segmento.

Os proveitos recuperados no mecanismo de incentivo revertem para abate nas tarifas de acesso em benefício de todos os consumidores.

O que é o mercado liberalizado?

É o segmento do mercado em que vários comercializadores de gás natural e eletricidade podem concorrer livremente em preços e condições comerciais, observando as regras da concorrência, a lei geral e os regulamentos aplicáveis.

Em que diferem o mercado regulado e o mercado livre?

No mercado regulado, os preços de venda de gás natural e de eletricidade, para os consumidores finais, são fixados anualmente pela ERSE. Essa tarifa é aplicada pelos comercializadores de último recurso (CUR). Atualmente os CUR de gás natural são empresas do grupo Galp Energia e a EDP gás Serviço Universal e o CUR de eletricidade é a EDP Serviço Universal.

No mercado livre, os preços da energia passam a ser definidos pelo mercado e cada comercializador passará a fazer ofertas com preços diferenciados em regime concorrencial.

Ao mudar para o mercado liberalizado posso voltar para o regulado?

Não. As tarifas reguladas foram extintas a 1 de janeiro de 2013.

A partir de 1 de janeiro de 2013, os novos contratos de gás natural e eletricidade têm que ser realizados no mercado liberalizado?

Sim, a partir dessa data já não existe possibilidade de fazer novos contratos no mercado regulado.

Qual a empresa do grupo Galp Energia no mercado liberalizado?

A Galp Power, S.A. é a empresa do grupo Galp Energia que está presente no mercado liberalizado de gás natural e eletricidade, para o segmento residencial e pequenas e médias empresas.

Os Cliente que quiserem ficar no mercado regulado têm que o expressar?

Não. Os Clientes podem permanecer no mercado regulado enquanto houver tarifa regulada e têm ainda um período transitório, durante o qual a ERSE continuará a fixar tarifas transitórias reguladas.

O fornecimento de energia é diferente no mercado liberalizado?

Não, é exatamente igual. A mudança de comercializador é apenas uma transferência de relacionamento comercial, pelo que no processo de mudança não são alterados quaisquer equipamentos ou características da instalação de consumo, tais como a potência contratada ou o escalão de consumo (exceto se o cliente assim o pretender).

Ao contratar o fornecimento de gás natural e eletricidade com a Galp Power, quem devo contactar se tiver uma avaria de gás ou eletricidade?

Basta que entre em contacto com a Galp Energia (808 503 030 — dias úteis, das 9h às 21h) para que possamos efetuar o registo e reportar a anomalia. Em caso de emergência, nomeadamente em situações de fugas de gás ou interrupção prolongada de fornecimento elétrico, deverá ligar para a respetiva linha de atendimento de emergências dos operadores de rede (piquetes) que são indicados na fatura (24h - chamada grátis).

Mudança de comercializador

Se celebrar contrato hoje, fico automaticamente a beneficiar das condições da proposta?

Após a celebração de contrato, o mesmo será submetido a uma validação por parte do GPMC. É um processo rápido e que visa verificar dados técnicos e comerciais referentes ao local de fornecimento. Assim que o processo for validado, é comunicado ao Cliente o dia a partir do qual o serviço fica ativo com a Galp Energia e a partir daí passará a usufruir das vantagens do plano contratado.

Ao aderir a um plano Galp On, o fornecimento de energia terá de ser suspenso?

Não. A adesão não pressupõe qualquer interrupção do fornecimento pelo que não sentirá qualquer alteração na forma como usufrui do fornecimento de gás e eletricidade, uma vez que o processo apenas implica alterações contratuais.

Ao aderir à proposta é necessário realizar uma inspeção à instalação e aos equipamentos a gás?

Não é necessário realizar inspeção desde que tenha um contrato de gás natural ativo e o titular do contrato se mantenha o mesmo.

No caso de imóveis que não tenham qualquer contrato de fornecimento de gás natural, é necessário, de acordo com a lei em vigor, proceder a uma inspeção à instalação e aos equipamentos a gás.

Nos casos em que é necessário inspeção, sou eu que tenho de contactar uma entidade para me realizar esse serviço? Se sim, como é que obtenho a informação sobre as entidades que me podem realizar a inspeção?

Naturalmente que a redução do esforço envolvido para a contratação do fornecimento faz parte da experiência de Cliente que queremos proporcionar, disponibilizando-se a Galp Energia para tratar de todas as atividades necessárias, mesmo as legais, para que desfrute comodamente do serviço que contratou.

Com o objectivo de garantir um serviço completo, e apesar de ser da responsabilidade do Cliente a marcação de inspecção, a Galp Energia estabeleceu protocolos de parceria com entidades inspetoras para a realização de serviços de inspeção a instalações de gás. O valor a pagar por este serviço é de 50€ (Iva incluído) e deverá ser pago diretamente à entidade inspetora no momento da realização do serviço.

Contudo, caso o entenda, poderá sempre recorrer diretamente ao mercado e consultar no site da DGEG (www.dgeg.pt) a lista de entidades inspetoras qualificadas para efetuar esse serviço.

Há algum custo de mudança de comercializador?

Não. A mudança de comercializador não tem qualquer custo para o consumidor. Esta é uma obrigação que decorre, desde logo, da legislação europeia sobre os mercados internos do gás natural e da eletricidade.

Como me mudo para a Galp On?

Mudar para a Galp On é fácil:

  1. No prazo máximo de 30 dias após pedido de contrato com a Galp On enviamos-lhe uma carta de boas-vindas e a cópia do seu contrato, de acordo com os dados que nos forneceu, juntamente com os nossos Termos e Condições. No caso de ter um outro fornecedor de energia não precisa de se preocupar com o cancelamento do seu contrato, nós tratamos de todo o processo de mudança.
  2. A Distribuidora de gás e/ou eletricidade faz a leitura final/inicial de contrato, indicando-a ao Comercializador anterior e à Galp On. Iniciamos o seu fornecimento com estas leituras de contador e receberá, também, a fatura de fecho de contrato do seu antigo Comercializador.
  3. Após 30 dias da ativação do seu novo contrato recebe a sua 1ª fatura Galp On.